Vídeos produzidos pela Coppe buscam atrair interesse de jovem que está fora da escola para formação técnica

20/08/2012 - 19h45

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) lançaram hoje (20), na capital fluminense, uma série com 23 vídeos voltados para a formação de alunos, professores e gestores que atuam no Programa ProJovem Urbano, do governo federal.

A iniciativa tem como principal proposta atender a jovens, na faixa entre 18 e 29 anos de idade – um público alvo de cerca de 10 milhões de pessoas –, que não têm o ensino fundamental completo e inseri-los no mercado formal de trabalho.

O conteúdo dos vídeos foi elaborado pela equipe do Laboratório Trabalho & Formação (LT&F) da Coppe. Em entrevista à Agência Brasil, o professor Fabio Zamberlan, do Programa de Engenharia de Produção da Coppe, e coordenador do laboratório, explicou que a finalidade do programa é “despertar o interesse de jovens que não estão cursando o ensino tradicional e colaborar para a formação de um maior número de alunos que iniciam o curso. Também pretende contribuir para a redução da alta taxa de evasão que persiste nos programas de educação de jovens e adultos do país”.

Os vídeos abordam questões das áreas em que se inserem os chamados Arcos Ocupacionais, do programa do governo federal, e a fase Formação Técnica Geral, em uma linguagem mais próxima do público jovem. “São jovens praticamente condenados a passar mais 30 ou 40 anos de sua vida sem um emprego formal ou mesmo atuando em trabalhos precários, com baixa qualificação profissional. Nosso desafio é inovar em tecnologias sociais contextualizadas, que revertam o ciclo perverso da exclusão desse enorme contingente de brasileiros”, enfatizou Zamberlan.

Com 30 minutos de duração, os vídeos trazem explicações dos coordenadores do ProJovem e também observações de especialistas que atuam nos segmentos abordados. A coleção também inclui um média-metragem com roteiro baseado em fatos reais. O enredo gira em torno de um jovem em busca de trabalho que não concluiu o ciclo educacional básico e sonha com uma profissão.

A equipe do LT&F atua na formação de gestores e formadores do programa ao longo de 18 meses de curso. A equipe da Coppe busca conciliar aprendizagem prática e teórica, levando em conta a realidade do aluno. “O nosso objetivo é transmitir o conhecimento de forma a enriquecer a formação geral desse aluno e o seu entendimento da importância do trabalho na sociedade”, conclui o professor da Coppe.

Lançado pelo governo federal em 2005, o ProJovem formou 310 mil alunos no ensino fundamental e os preparou para a inserção no mercado de trabalho formal ou em projetos de geração de emprego e renda.

Desse total, 203 mil jovens se formaram na área urbana, segmento do programa que entrou em vigor em 2008. A metodologia e o material didático desenvolvidos pela Coppe, que ainda inclui um site e um programa computacional para atendimento online, são utilizados por toda a estrutura do programa, que envolve 600 educadores, distribuídos em 122 municípios, 17 estados e o Distrito Federal.

Edição: Lana Cristina