São Paulo espera colocar em dia a vacinação de 2,9 milhões de crianças

18/08/2012 - 11h46

Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Crianças menores de cinco anos estão sendo convocadas em todo o Brasil a atualizar suas cadernetas de vacinação neste sábado (18). Em São Paulo, a expectativa é que 2,9 milhões de crianças compareçam aos postos de saúde, até as 17h, para que a caderneta seja avaliada pelo profissional de saúde e as doses sejam aplicadas, caso necessário. Nesta campanha, será disponibilizada pela primeira vez a vacina pentavalente, que imuniza, em uma única dose, contra cinco doenças (difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B).

“Essas doenças já faziam parte do calendário de vacinação, mas agora basta uma injeção”, explica Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde. Ela acredita que a pentavalente ajuda a manter em dia as cadernetas das crianças, pois serão necessárias menos idas aos postos de saúde. Ao todo, estarão disponíveis vacinas contra 15 tipos de doenças, entre elas a paralisia infantil, pneumonia, febre amarela, gripe, o rotavírus e a meningite.

Sato explica que não há como estimar o número de crianças que estão com alguma vacina atrasada, mas ela espera que o número não seja muito grande, tendo em vista que o estado consegue manter alta cobertura vacinal, entre 90% e 95%. A diretora informa que será possível tomar várias vacinas injetáveis no mesmo dia. “Não há contraindicação. Não se pode perder essa oportunidade ímpar de, em um único dia, tomar todas as vacinas em atraso”, convoca.

Na capital paulista, será dada atenção especial à vacina contra a pneumonia, que foi incluída em 2010 no calendário de vacinação. “Sabemos que com a introdução de novas vacinas até que a gente consiga elevadas coberturas pode demorar um pouco. No ano passado, conseguimos uma cobertura vacinal de 85%”, destaca Sato.

Os pais ou responsáveis estão sendo orientamos a levar a caderneta de vacinação das crianças ao posto de saúde mais próximo de suas casas. Em São Paulo, serão 4 mil postos, entre fixos e volantes.  Caso o documento que comprove a aplicação das vacinas esteja perdido, a recomendação é que as crianças sejam levadas ao posto de saúde onde elas foram vacinadas anteriormente para que seja feita a consulta à ficha de registro.

A lista com os endereços dos postos de vacinação da Grande São Paulo está disponível em http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/imuni/postos/posto_pd1.htm

A campanha segue até 24 de agosto, próxima sexta-feira.

Edição: Graça Adjuto