Governo prorroga presença da Força Nacional em quatro estados do Norte e no Maranhão

16/08/2012 - 9h31

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  O governo prorrogou, mais uma vez, a permanência da Força Nacional de Segurança Pública no Amazonas, Acre, Maranhão, Pará e em Rondônia, na Operação Defesa da Vida. A decisão está publicada hoje (16) no Diário Oficial da União, na Seção 1, página 71, no decreto assinado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A operação foi lançada há 14 meses pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria de Direitos Humanos.

A operação é coordenada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com o objetivo de intensificar a fiscalização, a prevenção e a represssão a crimes ambientais, ao tráfico de drogas, ao contrabando, aos roubos e ao furtos de veículos e cargas, entre outros.

Lançada em junho de 2011, a operação tem o objetivo também de combater conflitos agrários, o desmatamento ilegal e homicídios nos estados do Pará, Amazonas e de Rondônia, além de Mato Grosso.

Como parceiras da Força Nacional estão as polícias Federal e Rodoviária Federal, além das Forças Armadas. As tropas também acompanham os técnicos agropecuários e proprietários rurais na vacinação do gado contra a febre aftosa, nas propriedades rurais da região.

Edição: Juliana Andrade