Petrobras desiste da compra de terreno que abriga prédio histórico da Polícia Militar no Rio

15/08/2012 - 20h21

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Petrobras confirmou hoje (15) a desistência da compra do terreno que serve de sede para o Quartel-General da Polícia Militar do Rio de janeiro, no centro da cidade.

A estatal não quis se pronunciar sobre os motivos que a levaram a desistir do prédio, um complexo centenário de valor histórico significativo. A negociação, avaliada em R$ 336 milhões, foi cercada de polêmica e levou o governo e a Secretaria de Segurança do estado do Rio de Janeiro a justificar a transação.

Datada do século 19, a edificação abriga à capela Nossa Senhora das Dores, em estilo neogótico, inaugurada em 1881 por Dom Pedro II. Na ocasião do anúncio da venda do quartel, o Ministério Público (MP) expediu uma recomendação à procuradora-geral do estado do Rio de Janeiro, Lúcia Léa Tavares, e ao chefe da Casa Civil do governo, Regis Fichtner, contra a venda.

Segundo nota à época da secretaria de Segurança Pública, a venda do prédio seria “apenas o primeiro passo de um amplo projeto de reestruturação dos batalhões e da sede administrativa da Polícia Militar do Rio de Janeiro”.


Edição: Rivadavia Severo