Aposentados e pensionistas protestam em frente ao Palácio do Planalto

15/08/2012 - 19h31

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Manifestantes se posicionaram hoje (15) em frente ao Palácio do Planalto para cobrar o fim do fator previdenciário e a aprovação do Projeto de Lei 4.434/2008 que recompõe perdas salariais dos benefícios. O ato foi organizado por associações de aposentados e pensionistas.

Os manifestantes chegaram ao palácio por volta de 17h20, romperam a barreira de grades montada na Praça dos Três Poderes e interditaram a rua em frente ao prédio. O trânsito foi bloqueado em parte da Esplanada dos Ministérios e o fluxo desviado para vias alternativas. De acordo com a Polícia Militar, cerca de mil pessoas participam do protesto.

O grupo carrega faixas com críticas à presidenta Dilma Rousseff e com pedidos de mudança da regra que fixa as aposentadorias, o chamado fator previdenciário. Servidores do Ministério Público da União e do Poder Judiciário, em greve há quase dois meses, também se juntaram à manifestação.

Seguranças da Presidência da República e a Polícia Militar acompanham a manifestação. Homens do Batalhão de Choque foram recebidos com vaias e estão posicionados na rampa e nas vias de acesso ao Palácio do Planalto.

Por volta das 19h, o presidente da Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (Cobap), Warley Martins, e mais cinco representantes dos manifestantes foram recebidos pelo assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência, José Lopez Feijóo. Segundo Martins, Feijóo se comprometeu a levar as reivindicações ao ministro Gilberto Carvalho.

“Queremos reajuste de 7,38%, que é a inflação mais ganho da ativa. Estamos negociando, mas o governo fechou a porta e nós ficamos na rua. Na era Collor, eram os caras pintadas, na era Dilma, são os cara enrugadas defendendo os aposentados e pensionistas”, disse.

Os aposentados pretendem passar a noite acampados na Praça dos Três Poderes, onde devem organizar uma missa e acender velas como protesto.

 

Ampliada às 20h45

 

Edição: Aécio Amado