Operação Ágata prende 17 pessoas, apreende 11,7 mil kg de explosivos e 6 mil kg de drogas

13/08/2012 - 17h31

Da Agência Brasil

Brasília – O comando da Operação Ágata, das Forças Armadas, atualizou balanço da primeira semana de atividades na faixa de fronteira de cerca de 3,9 mil quilômetros, desde o município de Chuí (Rio Grande do Sul) até a cidade de Corumbá (Mato Grosso do Sul).

Em sete dias de trabalho, militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, com apoio de oito ministérios e 25 agências reguladoras ou organismos federais, estaduais e municipais (cerca de 18.500 pessoas/dia) realizaram 98.050 inspeções,vistorias e revistas em acampamentos, carros de passeio, motos, caminhões, ônibus, barcos e aviões.

Foram apreendidos 49 veículos e cinco embarcações. A operação confiscou 6.087 quilos (kg) de drogas ilícitas, 11,7 mil kg de explosivos, 495 unidades de munição, além de R$ 40 mil em notas falsas. Dezessete pessoas foram presas.

Conforme o Ministério da Defesa, as Forças Armadas levaram para a operação aviões Super Tucano, helicópteros, radares, navios-patrulha, lanchas, blindados e armamento. O equipamento permite, por exemplo, a localização de refinarias de entorpecente e destruição de pistas clandestinas de avião.

Edição: Fábio Massalli