Advogado do deputado Pedro Henry faz a sustentação oral de seu cliente no processo do mensalão

09/08/2012 - 17h53

Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – José Antônio Duarte Álvares, representante do deputado federal Pedro Henry (PP/MT), no julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal começou há pouco sua sustentação oral. O parlamentar responde por formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, entre os anos de 2003 e 2004, os então deputados federais do Partido Progressista (PP) José Janene (já falecido), Pedro Corrêa e Pedro Henry, auxiliados pelo assessor João Cláudio Genu, receberam R$ 2,9 milhões para votar a favor de matérias de interesse do governo federal.

Segundo a acusação, recibos informais apreendidos no Banco Rural demonstraram que João Cláudio Genu recebeu, em nome de José Janene, Pedro Henry e Pedro Corrêa, a quantia, em espécie, de R$ 1,1 milhão. “A profissionalização do ramo de lavagem de dinheiro trouxe como consequência a criação de empresas especializadas no oferecimento desse serviço delituoso, consistente na terceirização da atividade de lavagem para profissionais do mercado financeiro”, afirmou o procurador-geral da República, Roberto Gurgel na denúncia apresentada ao STF.

Edição: Lana Cristina