Advogado de Cristiano Paz abre quarto dia de julgamento do mensalão

07/08/2012 - 15h50

Débora Zampier e Renata Giraldi
Reporteres da Agência Brasil

Brasília – O quarto dia de julgamento do mensalão foi retomado hoje (7), por volta das 14h30, no Supremo Tribunal Federal (STF). É o segundo dia da apresentação dos advogados dos 38 réus, etapa que começou ontem (6) com a exposição dos defensores de José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério e Ramon Hollerbach.

Hoje, serão apresentadas as defesas de Cristiano Mello Paz, empresário e sócio de Marcos Valério de Souza, Rogério Lanza Tolentino, advogado ligado a Marcos Valério, Simone Reis Lobo de Vasconcelos, ex-diretora financeira da empresa de publicidade SMP&B, Geiza Dias dos Santos, ex-gerente financeira da SMP&B, e Kátia Rabello, ex-presidenta do Banco Rural. A SMP&B foi a empresa utilizada por Marcos Valério em 2005, quando o mensalão foi denunciado, para intermediação de recursos.

O advogado Castellar Guimarães, que representa Paz, já está na tribuna defendendo seu cliente. O publicitário é acusado de, juntamente com Valério e Hollerbach, ter participado da estrutura criminosa que permitia a operação do mensalão, especialmente com a obtenção dos empréstimos bancários para repasse aos políticos envolvidos. Ele responde pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, peculato e evasão de divisas.

A defesa deverá argumentar que a relação entre Paz e Valério se limitava à sociedade publicitária e que ele não atuava na parte administrativa e financeira. Segundo a defesa, Paz concordou em avalizar os empréstimos para o PT para se aproximar do partido, a fim de conquistar sua conta publicitária.

Os advogados terão até uma hora para defender seus clientes. Ontem, no entanto, poucos usaram o tempo máximo. A maioria levou cerca de 45 minutos para apresentar a defesa de seu cliente. A base da sustentação dos advogados de Dirceu, Genoino, Delúbio, Valério e Hollerbach foi negar a existência do esquema do mensalão.

Edição: Lana Cristina