Em visita a Lima, Patriota conversará com presidente peruano sobre situação do Paraguai

05/08/2012 - 16h07

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A situação política no Paraguai é tema de reuniões do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, com o presidente do Peru, Ollanta Humala, e o chanceler perguano,  Rafael Roncagliolo, amanhã (6), em Lima, capital peruana. Eles inauguram o Centro de Estudos da Democracia, uma proposta do Peru para  o fortalecimento da democracia, da legislação e da participação cidadã na região. Todos os países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) deverão fazer parte do centro.

Humala ocupa a presidência da Unasul, que, assim como o Mercosul, suspendeu temporariamente o Paraguai do grupo. Ambos os blocos concluíram que o processo de destituição do poder do então presidente paraguaio Fernando Lugo não seguiu os preceitos democráticos.

Durante a viagem de Patriota, deve ser preparada a visita da presidenta Dilma Rousseff ao país. A reunião com o presidente peruano visa a reforçar a cooperação da aliança estratégica entre os dois países. No ano passado, ao ser eleito presidente, Humala escolheu o Brasil para sua primeira visita. O peruano disse que os programas de transferência de renda adotados no país devem ser tomados exemplos em várias regiões.

Na sua passagem por Lima, Patriota fará uma palestra sobre os desafios atuais da democracia na América Latina. O chanceler vai ser homenageado com o título da ordem El Sol del Peru do grau Grã-Cruz.


*Com informações da agência pública de notícias do Peru, Andina // Edição: Juliana Andrade