Festa no Sítio Burle Marx, patrimônio nacional, lembra os 103 anos do paisagista

04/08/2012 - 12h04

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Se estivesse vivo, o paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994) completaria 103 anos hoje, 4 de agosto. A data está sendo comemorada com uma festa, esta manhã, na Cozinha de Pedra do Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio, aberta aos visitantes e com apresentação do grupo de chorinho Chorando à Toa. A iniciativa da comemoração é da direção do sítio e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), gestor da área de 365 mil metros quadrados doada pelo paisagista à então Fundação Nacional Pró-Memória, em 1985.

Comprado por Burle Marx em 1949, o sítio abriga uma imensa coleção de plantas - mais de 3,5 mil espécies - formada ao longo de décadas pelo paisagista, que também foi um dos principais artistas plásticos brasileiros, com obras nas áreas de pintura, escultura, desenho, cerâmica, tapeçaria e criação de joias.

Foi quando estudava pintura na Alemanha, nos anos 20 do século passado, que Burle Marx descobriu, nas estufas do Jardim Botânico de Berlim, a riqueza da flora brasileira. A partir de 1932, de volta ao Brasil, passou a se dedicar ao paisagismo, tendo projetado mais de 2 mil jardins em sua vida.

Há pouco mais de um mês na direção do Sítio Roberto Burle Marx, Cláudia Storino tem como meta desenvolver ações para dinamizar o espaço. “Temos o privilégio de contar com uma equipe multidisciplinar que foi formada e trabalhou com o próprio Burle Marx”, diz, frisando que as diretrizes básicas para o sítio foram traçadas pelo paisagista.

Outra preocupação da nova diretora da unidade é quanto ao acesso dos visitantes ao sítio. Quem não vem de carro conta apenas com uma linha de ônibus que serve ao bairro, com poucos veículos e horários irregulares. “A prefeitura do Rio poderia criar uma linha integrada ao BRT”, sugere Cláudia Storino, referindo-se ao corredor de ônibus da via expressa Transoeste, que com a abertura do Túnel da Grota Funda tornou mais rápida a ligação entre o Recreio dos Bandeirantes e a Barra de Guaratiba.

A visitação ao sítio, localizado na Estrada Roberto Burle Marx, 2019, na Barra de Guaratiba, pode ser feita de terça-feira a sábado, das 9h30 às 15h30, mediante agendamento pelo telefone (021) 2410-1412.
 

Edição: Rivadavia Severo