Marinha parabeniza atleta pela conquista do ouro nas Olimpíadas de Londres

29/07/2012 - 17h04

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Marinha do Brasil divulgou nota parabenizando a judoca Sarah Menezes, 22 anos, que ganhou a primeira medalha de ouro para o Brasil no judô dos Jogos Olímpicos de Londres. Foi a primeira vitória feminina da modalidade na história do país.

A atleta, que incorporou na Marinha em 2009 na graduação de marinheiro, venceu a romena Alina Dumitru, campeã olímpica em Pequim 2008, e conquistou a medalha de ouro na categoria ligeiro (até 48 kg).

O ouro de Sarah Menezes é o primeiro a ser conquistado pelo judô brasileiro desde os jogos de Barcelona, nas Olimpíadas de 1992.

De acordo com a Marinha, Sarah Menezes foi beneficiada pelo Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento nas Forças Armadas, iniciativa do Ministério da Defesa e do Ministério do Esporte implantada em 2008.

O programa preparou as equipes esportivas militares para os 5º Jogos Mundiais Militares Rio 2011, e, também, atletas brasileiros que disputam as Olimpíadas de Londres, entre eles Sarah Menezes, além de apoiar outros que se preparam para os Jogos do Rio, em 2016.

Edição: Davi Oliveira