PAC 2 concluiu obras em cerca de 900 quilômetros de rodovias

26/07/2012 - 12h03

Pedro Peduzzi e Daniel Lima
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – A segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) já concluiu obras em 909 quilômetros (km) de rodovias, e contabiliza mais 6.299 km de obras em andamento – sendo 2.100 km destinados a obras de duplicação e adequação e 4.199 a de construção e pavimentação. Ao todo, o eixo de transportes já recebeu R$ 24,4 bilhões em investimentos.

Na área de ferrovia, o quarto balanço do programa, anunciado hoje (26) no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, informa que há 3.061 km de obras em andamento. Na Ferrovia Norte-Sul estão em obras 1.301 km; na Nova Transnordestina, 874 km, e na Ferronorte, 247 km.

No balanço, consta que os dois estudos de viabilidade para o prolongamento norte da ferrovia Norte-Sul e para sua conexão com a Transnordestina foram concluídos em maio. Foram finalizadas, no último quadrimestre, três obras de dragagem e aprofundamento nos portos de Santos (SP), Natal e Fortaleza.

O programa Porto sem Papel já está operando de forma plena nos portos baianos de Salvador, Aratu e Ilheus e de Fortaleza e Pecém, no Ceará. O programa já estava funcionando nos portos de Santos, Vitória e Rio de Janeiro. O programa tem beneficiado, também, o transporte por hidrovias. Na Região Norte, 67% das obras em 20 terminais foram concluídas.

Foram concluídas ainda 12 obras em aeroportos. Entre elas, o segundo Módulo Operacional, no aeroporto de Brasília, e a restauração das pistas do aeroporto de Curitiba. Segundo o balanço, com as obras já feitas, a capacidade dos aeroportos brasileiros aumentou em 8,4 milhões da passageiros por ano.

Edição: Talita Cavalcante