Número de mortos em confrontos com a polícia do Rio no primeiro semestre foi o menor desde 2001

23/07/2012 - 21h59

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O número de pessoas mortas em confrontos com a polícia no estado do Rio de Janeiro, os chamados autos de resistência, registrou queda de 42,5% no primeiro semestre em comparação com o primeiro semestre de 2011.

Os dados foram divulgados hoje (23) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) e indicam que o total de autos de resistência no acumulado do ano foi o menor (214 vítimas) para os primeiros semestres desde que a série histórica foi criada, em 2001 – ano em que o indicador apontou 300 mortes em confrontos com a polícia. Em junho, foram 20 vítimas (contra 62 em junho de 2011), mesmo número de junho de 1999.

Um dos indicadores que mais preocupam a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de janeiro, o roubo de veículo, vinha apresentando números crescentes desde abril do ano passado e, agora, nos últimos dois meses, segundo o ISP, vem caindo. No entanto, o indicador continua em patamar elevado quando analisado o período semestral.

Os dados de junho apontam que, depois aumentos mensais constantes, o indicador “pode estar apresentando tendência de queda no indicador mês/mês”. Mas, ainda assim, o número de roubo de veículos teve um crescimento de 27,4% no primeiro semestre na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 11.458 veículos roubados neste ano, contra 8.993 no primeiro semestre de 2011.

O superintendente do Programa Estratégico da Secretaria de Segurança Pública, coronel Alexandre de Souza, admitiu, em entrevista à Agência Brasil, que o número ainda é significativo. “Quando analisado como um todo o crescimento deste tipo de crime, ainda é significativo comparado ao primeiro semestre do ano passado. Os números indicam que isto acontece desde abril de 2011 e em todo o estado. Desde então, a gente vem promovendo reuniões entre as polícias Militar e Civil para traçar planos de ações integradas que combatam especificamente esse tipo de crime”.

Souza adiantou que os batalhões da Polícia Militar que registraram maiores números de roubo de veículos estão sendo contemplados com o aumento de efetivo proporcionado pelo uso do Regime Adicional de Serviço (RAS). Segundo ele, são ações ostensivas, com aumento de policiamento e viaturas em pontos específicos, pelo lado da Polícia Militar, e de investigações e desbaratamento de quadrilhas, por parte da Polícia Civil.

“Neste mês de julho, 1.365 PMs passaram a reforçar o policiamento diário das ruas, trabalhando nos períodos de folga, dentro das regras estabelecidas no RAS. Esse reforço poderá contribuir ainda mais para uma redução nos roubos de veículos na área desses batalhões” avaliou.

O indicador letalidade violenta (homicídio doloso, latrocínio, auto de resistência e lesão corporal seguida de morte) voltou a cair no período de janeiro a junho de 2012, com redução de 11,4% – o menor índice desde 2000. No mês de junho, foram 350 mortes este ano contra 389 em 2011. O mesmo vale quando comparados os primeiros semestres dos últimos 12 anos. Foram 2.398 no acumulado de janeiro a junho de 2012 e 2.708 em 2011.

“Este é um dado importante se levarmos em conta que a vida é o bem mais precioso para qualquer pessoa. E os números não deixam dúvidas: as mortes por causas violentas vêm caindo mês a mês”.

Edição: Lana Cristina