Liga Árabe apela para Assad deixar o poder e aceitar um processo de transição política

23/07/2012 - 10h36

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  A Liga Árabe, da qual o Brasil é integrante, pediu hoje (23) ao presidente da Síria, Bashar Al Assad, que renuncie e aceite um processo de transição política no país. Foi o apelo mais contundente desde a eclosão da crise na região, em março de 2011.

O bloco, que é formado por 26 países, inclusive a própria Síria, pediu que a oposição colabore com o processo. “Existe um acordo em relação à necessidade da rápida demissão do presidente Bashar Al Assad", disse o emir do Catar, Sheikh Hamad Bin Khalifa Al Thani.

Para o emir do Catar, Assad deve tomar a “decisão corajosa” de se demitir para “salvar o país”. O emir disse ainda que a alternativa no momento é buscar a transição política com base na democracia.  “Apelamos à oposição e ao ESL [Exército Sírio da Libertação, ligado à oposição] para que constituam um governo de unidade nacional”, disse ele.

Só ontem (22) na Síria, 123 pessoas morreram em decorrência de confrontos em várias cidades. O Observatório Sírio dos Direitos Humanos, em Londres, no Reino Unido, informou também que pelo menos 1.290 pessoas morreram nos últimos sete dias, três quartos das quais eram civis.

Em Doha, no Catar, representantes da Liga Árabe informaram que vão repassar cerca de US$ 100 milhões para ajudar os refugiados sírios.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Carolina Pimentel