Em ata, Copom indica expectativa de manutenção do preço da gasolina este ano

19/07/2012 - 10h52

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve a expectativa de que não haverá reajuste no preço da gasolina este ano.

No dia 25 de junho, o preço da gasolina foi ajustado pela Petrobras em 7,8%, para as refinarias. Naquela ocasião, no entanto, o aumento não chegou ao bolso do consumidor final uma vez que o governo, para manter a inflação sob controle, zerou a alíquota da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide).

O Copom também manteve a projeção de que não haverá aumento dos preços do botijão de gás. No caso das tarifas de telefonia fixa, em 2012, a expectativa é retração de 1%, ante a alta de 1,5% prevista anteriormente. Para a eletricidade, a projeção elevou-se para 1,4%, ante 1,3%.

Para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados, neste ano, a estimativa reduziu-se para 3,6%, ante os 4% considerados anteriormente. Para 2013, foi mantida a projeção de 4,5%.

Essas informações estão na ata da última reunião do Copom, no dia 11 deste mês, quando a taxa básica de juros, a Selic, foi reduzida em 0,5 ponto percentual - para 8% ao ano.

 

Edição: Lílian Beraldo