Catedral Metropolitana do Rio fica lotada na missa de sétimo dia de dom Eugenio Sales

14/07/2012 - 13h06

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Cerca de 700 pessoas lotaram a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro na manhã de hoje (14) para a missa de sétimo dia do cardeal dom Eugenio Sales, segundo a Arquidiocese do Rio de Janeiro. A homenagem ocorreu na cripta da catedral.

Dom Eugenio morreu na última segunda-feira (9), vítima de um infarto, aos 91 anos. Natural da cidade de Acari (RN), ele era arcebispo emérito da arquidiocese, que comandou por 30 anos.

A missa foi celebrada em uma das partes mais nobres da igreja pelo arcebispo dom Orani Tempesta.

Segundo a arquidiocese, no Nordeste, dom Eugenio Sales se dedicou a várias obras sociais e ajudou a criar sindicatos rurais e núcleos de educação de base.

Já no Rio, foi o responsável pela implantação de dezenas de pastorais. Entre elas estão a de Favelas e a do Menor, voltada para jovens carentes e que funciona em mais de 100 comunidades do Rio.

O religioso também teve atuação durante o regime militar, quando ajudou perseguidos políticos a se esconderem e saírem do país. A estimativa é que tenha atendido a cerca de 4 mil pessoas.

Dom Eugenio Sales foi ainda um dos principais opositores à Teologia da Libertação (que fazia uma interpretação marxista da Bíblia), em defesa da doutrina tradicional.

Edição: Juliana Andrade