Kofi Annan discute transição política com Assad

11/07/2012 - 19h10

Da Agência Lusa

 

Brasília – O enviado das Nações Unidas e da Liga Árabe para a Síria, Kofi Annan, discutiu com o presidente Bashar Al Assad a indicação de um interlocutor para negociar o processo de transição política com a oposição. Annan falou hoje (11) à imprensa em Genebra, Suíça, onde nos próximos dias ocorrerão contatos sobre uma resolução para renovar o mandato da missão das Nações Unidas para a Síria.

Annan informou que o presidente sírio propôs um responsável pela negociação e disse que manifestou interesse em saber mais sobre a pessoa indicada. "Estamos nessa fase", disse o enviado da ONU.

Ele também falou sobre as visitas ao Irã e ao Iraque, países cujos governos se comprometeram a apoiar seu plano de paz. Segundo ele, os dois países "apoiaram a ideia de uma transição política" e vão "usar sua influência para falar com o governo e todas as partes para se seguir nessa direção", disse.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apresentou na semana passada um relatório com propostas para o futuro da missão de observadores na Síria, cujas atividades estão suspensas pouco mais de uma semana antes do fim de seu mandato, no dia 20 deste mês.

Sobre a mesa de negociação dos diplomatas do Conselho de Segurança está agora uma resolução sobre a Síria, apresentada pela Rússia, que defende a extensão do mandato da missão, mas recentrado na busca de uma solução política.