Aneel propõe redução de tarifas de energia para duas distribuidoras de São Paulo

10/07/2012 - 14h55

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (10) a proposta inicial para a terceira revisão tarifária periódica das distribuidoras Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL Piratininga) e Bandeirante Energia. As duas propostas poderão receber contribuições da população entre 12 de julho e 17 de agosto.

Para a CPFL Piratininga, a proposta da Aneel é de uma redução média de 8,18% no preço da energia. A sessão presencial para discutir a revisão será no dia 16 de agosto, em Sorocaba (SP). A distribuidora atende a 1,4 milhão de consumidores em 26 municípios de São Paulo concentrados nas regiões da Baixada Santista e do Oeste Paulista.

Para a Bandeirante, que atende 1,5 milhão de unidades em 28 municípios paulistas nas regiões do Alto Tietê e Vale do Paraíba, a redução média proposta pela Aneel é 3,55%. Os moradores da região vão poder discutir essa proposta no dia 15 de agosto, em São José dos Campos.

A revisão tarifária periódica é feita, em média, a cada quatro anos e tem como objetivo analisar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão, readequando as tarifas de acordo com ganhos de eficiência e produtividade que as distribuidoras tiveram no período. As duas distribuidoras deveriam ter passado por esse processo no ano passado, mas houve atraso por causa das discussões sobre a metodologia para o terceiro ciclo de revisões tarifárias.

Edição: Carolina Pimentel