Governo quer viabilizar votação de parecer da LDO ainda hoje na Comissão de Orçamento do Congresso, diz relator

09/07/2012 - 11h39

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, entrou no circuito para tentar viabilizar a votação ainda hoje (9) do relatório final da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na Comissão de Orçamento do Congresso. O relator Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), disse à Agência Brasil que conversou com a ministra, na semana passada, e ela “ficou de telefonar aos parlamentares da base para tentar conseguir quórum necessário”.

A votação do relatório está prevista para amanhã (10). Uma vez apreciado será aberto um prazo de três dias para que os deputados e senadores apresentem emendas ao texto.

“Seria ótimo se pudéssemos ter a maioria dos deputados e senadores na comissão hoje. A partir das 14 horas eu estarei lá para ver se conseguimos votar”, acrescentou o senador Valadares.

O relatório prevê um superávit primário do setor público consolidado de 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB), dos quais a União (orçamentos fiscal e da seguridade social) vai contribuir com 2,15% e os estados e municípios, com 0,95%.

Antonio Carlos Valadares manteve a flexibilidade fiscal solicitada pelo Executivo de reduzir a meta em até R$ 45,2 bilhões (0,9% do PIB), caso a programação se destine a investimentos prioritários. A dívida líquida do setor público consolidado deve ficar o equivalente a 32,5% do PIB em 2013.

Edição: Talita Cavalcante//Matéria alterada para corrigir informação às 10h45.