Chávez diz que sua saúde “não será fator determinante” na campanha presidencial

09/07/2012 - 21h04

Da Agência Lusa

Caracas – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje (9) que seu estado de saúde "não será fator determinante" na campanha para as eleições presidenciais de 7 de outubro, nas quais espera ser reeleito para um novo mandato.

"A cada dia sinto-me em melhores condições físicas. Médicos supostamente muito famosos diziam que eu não chegaria [vivo] a 2012. Dou graças a Deus, à ciência médica e à equipe cubana que me assistiu na doença que me chegou de repente", afirmou.

Hugo Chávez falou durante encontro com jornalistas, no qual destacou que está física e mentalmente pronto para a campanha presidencial, pouco mais de um ano depois de iniciar um tratamento contra câncer.

"Apesar dos maus desejos de algumas pessoas, alguns que diziam que eu não chegaria a 2012, que não poderia formalizar a candidatura, porque, segundo eles, não poderia caminhar. Mas, graças a Deus e à ciência médica, a cada dia sinto-me em melhores condições físicas", disse ele, ressaltando, porém, que já não é "o Chávez de 40 anos".

O presidente venezuelano adiantou que terminou o ciclo de radioterapia há oito semanas e que o tratamento faz efeitos progressivamente. Ele disse que está ansioso para jogar bola.

Chávez, de 57 anos, foi operado em 26 de fevereiro, em Havana, de uma nova "lesão" de 2 centímetros, que, segundo ele, foi detectada no mesmo local onde, em junho do ano passado, fora extraído um tumor com células cancerígenas. Desde então, viajou várias vezes a Cuba, onde, em março, iniciou a radioterapia.

A reincidência do câncer surgiu depois de Hugo Chávez ter reiterado, no final de 2011, que se tinha curado da doença, insistindo na recandidatura à Presidência da República nas eleições previstas para 7 de outubro. Chávez vai disputar a presidência com o governador do estado de Miranda, Henrique Capriles Radonski, candidato da oposição.