Espetáculos internacionais são destaque em festival de teatro no interior de São Paulo

08/07/2012 - 19h05

Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Cerca de 80 mil pessoas são esperadas nas 115 apresentações do Festival Internacional de Teatro (FIT) de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, que vai até o dia 14 deste mês. Um dos destaques do evento são as apresentações de companhias estrangeiras, representando oito países. Pelo Brasil, serão 29 produções, das quais dez locais.

De acordo com o coordenador geral do FIT, Deodoro Moreira, o festival é uma oportunidade para aproximar o teatro de públicos pouco familiarizados com a linguagem deste gênero artístico. “As apresentações estão espalhadas por toda a cidade, não só em lugares fechados. Teremos muito teatro de rua. Privilegiamos bastante a periferia da cidade, uma área onde a população é carente de atividades culturais”, disse ele.

Moreira ressaltou o caráter experimental e a credibilidade evento. “Temos um recorte conceitual de trabalhar mais com teatro contemporâneo, com foco nas performances”, disse ele, que considera o FIT um dos cinco maiores festivais de teatro do país. “Ao longo de 12 edições, conquistamos credibilidade nacional e até mesmo internacional. Prova disso é que recebemos inscrições de companhias de outros países, quando a seleção era apenas para grupos nacionais.”.

Dentre as montagens nacionais, há espetáculos dos estados de Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. O grupo mineiro Galpão abriu o festival, no dia 4, com o espetáculo Romeu e Julieta. No encerramento, o grupo polonês Teatr Biuro Prodózy encenará a peça Macbeth, no Anfiteatro Nelson Castro. As peças encenadas em outros idiomas têm tradução simultânea.

O festival oferece ainda diferentes atividades, como workshops sobre as diferentes técnicas teatrais utilizadas nos espetáculos. De acordo com Moreira, a cada festival, são selecionadas companhias que desenvolvam técnicas inovadoras. “Buscamos sempre trazer grupos que tenham uma trajetória de experimentação.”

A maior parte da programação (80%) é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência no local de apresentação. Nos espetáculos pagos, os ingressos custam de R$ 2,50 a R$ 10.

O FIT é organizado pela prefeitura de São José do Rio Preto em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). A programação completa está disponível no endereço eletrônico www.festivalriopreto.com.br

Edição: Nádia Franco