Rússia não apoia uso de forças de paz da ONU na Síria

05/07/2012 - 18h38

Roberta Lopes *
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, disse hoje (5) que o governo russo não vai apoiar uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) que obrigue um processo de paz na Síria. Ele disse que qualquer ação das forças de paz da ONU na Síria só pode ser feita com a concordância do governo sírio.

“A aprovação de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre uma operação para obrigar a paz não passa de uma intervenção. Não podemos aprovar", declarou Lavrov durante reunião com o homológo alemão, Guido Westerwelle.

Por sua vez, Westerwelle disse que a Alemanha concorda com a Rússia sobre a necessidade de encontrar uma via política de solução para o conflito na Síria, mas acrescentou que "é necessário reforçar e aumentar a pressão internacional sobre todas as partes do conflito".

O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil Al Arabi, disse ontem (4) que a violência na Síria continuará se o Conselho de Segurança da ONU não aprovar uma resolução que possibilite o uso das forças de paz.

O governo da Síria enfrenta uma grave crise política porque a oposição pede a saída de Bashar Al Assad do comando do país. O impasse tem provocado conflitos armados entre os rebeldes opositores e as forças de segurança do presidente sírio Bashar Al Assad. Mais de 16 mil pessoas morreram em decorrência dos confrontos, segundo estimativas de organizações internacionais de direitos humanos.

* Com informações da agência  pública de notícias de Portugal - Lusa//Edição: Carolina Pimentel