Mais de 16,5 mil pessoas foram mortas na Síria desde março de 2011, informa observatório

02/07/2012 - 13h23

Da Agência Brasil*

Brasília - Mais de 16,5 mil pessoas foram mortas na Síria desde o início da revolta contra o regime do presidente Bashar Al Assad, em março de 2011, informou hoje (2) o Observatório Sírio dos Direitos Humanos. As 16.507 mortes contabilizados pela organização incluem 11.486 civis, 4.151 membros das forças governamentais e 870 desertores.

O número supera a projeção da Organização das Nações Unidas (ONU), que estimava que o número de mortos era mais de 10 mil. Nesse fim de semana, a ONU propôs um plano de paz para a criação de um governo de transição. O acordo não foi aceito pelos opositores ao regime porque o documento deixava em aberto a possibilidade de que o grupo de Assad participasse da transição.

Ontem (1°) a Turquia enviou seis jatos F16 à fronteira com a Síria, em resposta ao avanço de helicópteros sírios. A medida foi tomada dias depois de um jato militar turco ter sido derrubado por forças sírias. O governo Bashar Al Assad disse que o avião foi abatido ao invadir o espaço aéreo do país, o que a Turquia nega.

*Com informações das agências Lusa, Telam e BBC // Edição: Juliana Andrade