Funarte e Biblioteca Nacional lançam editais de criação e de circulação literária

28/06/2012 - 20h59

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) lançaram hoje (28) oficialmente as bolsas de criação literária e de circulação literária Fundação Biblioteca Nacional / Funarte .

A Bolsa Fundação Biblioteca Nacional / Funarte de Criação Literária tem como objetivo promover o desenvolvimento de projetos de criação de romances, contos, crônicas, novelas e poemas. A Bolsa Fundação Biblioteca Nacional / Funarte de Circulação Literária pretende concretizar projetos voltados à promoção e difusão da literatura por meio de oficinas, cursos, contação de histórias e/ou palestras e, assim, incentivar a formação de leitores.

O lançamento ocorreu nos jardins do Auditório Machado de Assis, localizado na Fundação Biblioteca Nacional, no centro da cidade. Os editais já foram publicados no Diário Oficial da União do dia 19 de junho, terça-feira da semana passada.

Serão oferecidas 30 bolsas voltadas para criação literária, em âmbito nacional, no valor de R$ 15 mil cada, direcionadas a escritores iniciantes. Já para o edital de circulação literária serão destinadas 20 bolsas, no valor de R$ 40 mil cada.

As inscrições nos editais podem ser feitas até dia 2 de agosto. O edital é dirigido a pessoas físicas maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros, residentes no país há mais de três anos. Os projetos deverão ser desenvolvidos no prazo de seis meses, exclusivamente nos Territórios da Cidadania (programa do governo federal que tem o objetivo de promover o desenvolvimento regional e garantir direitos sociais para as áreas mais pobres do país), e preferencialmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país, apontadas com baixos índices de leitura pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada pelo Instituto Pró-Livro em abril .

Edição: Fábio Massalli