Índices de violência diminuíram no Rio durante a Rio+20

26/06/2012 - 20h14

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os principais índices de criminalidade no estado do Rio durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, apresentaram diminuição ante o mesmo período do ano passado. De acordo com os dados divulgados hoje (26) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). O levantamento, segundo Instituto de Segurança Pública (ISP), considerou os dias a partir de13 de junho até o fim da conferência, no dia 22.

Os dados divulgados hoje (26) apontam que o número de homicídios apresentou uma redução de mais de 70%. Foram três ocorrências, contra 11 no mesmo período de 2011. O crime de roubo de rua teve uma queda de 39% na área da Rio+20, com 217 casos ante 357 no mesmo período do ano passado.

O subsecretário extraordinário de Grandes Eventos, Roberto Alzir, disse que o êxito do esquema de segurança da conferência e a diminuição dos indicadores de violência estão relacionados principalmente ao entrosamento das forças federais, estaduais e municipais para a realização da Rio+20.

Ele também destacou a adoção do Regime Adicional de Serviço que permitiu um número maior de policiais nas ruas.“Sem dúvida, foi um dos pontos altos da organização do efetivo empregado que, pela primeira vez, por meio do Regime Adicional de Serviço, remunerou o policial que trabalhou no seu horário de folga, motivando, ainda mais, os nossos servidores”, disse.

Outro indicador que também apresentou redução foi o de roubo de veículos, que, segundo levantamento do ISP, durante os nove dias de evento, 41 pessoas tiveram seus carros roubados, uma queda de 20%, na comparação com os mesmos dias de 2011, quando foram registrados 51 roubos.

O órgão ressaltou que foram considerados os dados de ocorrências em 18 delegacias que atenderam a regiões da cidades onde os principais eventos da Rio+20 ocorreram, como o Riocentro e Parque dos Atletas, em Jacarepaguá; Aterro do Flamengo, na zona sul; Píer Mauá e Sambódromo, no centro; e a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona norte.

 

Edição: Aécio Amado