Integrantes do ONU Habitat visitam Favela do Cantagalo, no Rio, para conhecer projetos sociais

20/06/2012 - 21h43

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Para conhecer os projetos sociais promovidos pelas unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e pelos voluntários do programa da Organização das Nações Unidas para Habitação (ONU-Habitat) nas comunidades pacificadas, representantes do ONU-Habitat estiveram hoje (20) na Favela do Cantagalo, na zona sul da cidade.

A comitiva, formada pelo coordenador do Programa UPP Social, Ricardo Henriques, pela coordenadora executiva do Programa de Voluntariado da ONU, Flávia Pansieri, e pelo ministro do Desenvolvimento da Alemanha, Dirk Niebel, conheceu a história da comunidade, por meio do trabalhado feito pela organização não governamental (ONG) Museu de Favela, e visitou o Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Presidente João Goulart.

A porta-voz do ONU-Habitat, Ana Moreno, disse que a comitiva também conheceu o trabalho dos voluntários na mobilização da comunidade. "Nós iniciamos esse trabalho para promover ações integradas a fim de aumentar a consciência da população local. Para isso, estão treinando jovens da favela para serem uma espécie de embaixadores da comunidade, explicando aos outros moradores a importância de se trabalhar coletivamente", disse.

Segundo a porta-voz, o objetivo principal do projeto é promover a integração social e econômica das áreas favelizadas da cidade. "Nós acreditamos nas ações da comunidade, e na sua consciência como parte das mudanças no Rio de Janeiro", completou.

O ONU-Habitat é responsável pela gestão e monitoramento da UPP Social. O programa tem no Cantagalo uma equipe com 57 voluntários nacionais. Ela é responsável por ações como a mobilização da comunidade para coleta de lixo; o estímulo à reciclagem; a promoção de empregos e negócios, além do auxílio a projetos locais em educação e cultura.

 

Edição: Aécio Amado