Rio está em estado de atenção devido à chegada de chefes de Estado

18/06/2012 - 18h31

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A chegada de chefes de Estado deixou a cidade do Rio em estado de atenção desde a manhã de hoje (18), e a tendência é que o trânsito e a movimentação ma cidade fiquem ainda mais intensos nos próximos dias, quando estão previstos mais desembarques de comitivas e líderes mundiais na capital fluminense, em razão da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

De acordo com a prefeitura, somente hoje 21 comitivas devem chegar ao Rio e, a partir de amanhã (19), serão criadas faixas reversíveis nas principais vias da zona sul. Um esquema especial de trânsito será montado, com faixas exclusivas na Linha Vermelha. A Avenida Niemeyer vai operar em regime especial.

O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio, recomendou à população utilizar, durante toda essa semana, o transporte público e evitar carros particulares. “Neste momento, o Rio de Janeiro é a capital do mundo. É um evento extremamente importante para nós, mas que acarretará em algum transtorno para o cidadão”, explicou o secretário.

Já é possível ver batedores cruzando as ruas do centro, da zona sul e na Barra da Tijuca, zona oeste, onde ocorre o evento oficial da Rio+20. Algumas ruas da região ficarão interditadas para a chegada dos presidentes e representantes dos países participantes. Para a segurança das comitivas, estarão a postos 450 motociclistas das Forças Armadas, Guarda Municipal e Polícia Federal.

“Está insuportável esse trânsito. E o pior é que amanhã ainda tenho trabalho e não vai dar para fugir desse caos”, reclamou o corretor de imóveis Cláudio Bonfim que demorou 40 minutos para completar o trajeto de casa até o trabalho nesta manhã, quando demoraria normalmente 15 minutos.

A Rio+20 termina no dia 22 e deve atrair para a cidade mais de 70 mil pessoas, incluindo mais de 100 chefes de Estado, contando com os eventos que ocorrem paralelamente à agenda oficial, como os debates e atividades da Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, e no Espaço Humanidade 2012, em Copacabana, na zona sul, entre outros.

Acompanhe a cobertura multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Rio+20.

Edição: Lana Cristina