Finep está preparada para apoiar projetos voltados ao desenvolvimento sustentável

18/06/2012 - 18h38

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Nos últimos cinco anos, mais de 500 projetos voltados para a sustentabilidade foram apoiados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), totalizando R$ 4,3 bilhões, ou o equivalente a US$ 2,2 bilhões.

“Para mim, isso representa muito, porque a Finep não financia nem apoia projetos de expansão, modernização ou exportação mas, exclusivamente, projetos de desenvolvimento tecnológico, seja de empresas, universidades ou institutos de pesquisa públicos e privados”, disse hoje (18) o presidente da Finep, Glauco Arbix, ao abrir, no Rio, encontro do Grupo de Trabalho sobre Mudança Climática (CCTF), criado pelo ex-líder da União Soviética Mikhail Gorbachev. O evento ocorre paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Arbix declarou que, este ano, a demanda de centros de pesquisa e empresas por recursos da Finep está crescendo de forma “exponencial” e vai crescer mais do que os investimentos disponíveis da agência de inovação do MCTI. Segundo ele, a Finep estará pronta para apoiar projetos novos que ajudem a mitigar os efeitos das mudanças climáticas no planeta.

Para Arbix, os resultados da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a Rio92, foram positivos. E chamou a atenção para a necessidade de não haver um retrocesso, mas de dar passos rumo a ter um futuro melhor. A Rio+20 cria condições mais favoráveis para isso, porque há uma nova consciência global em relação aos problemas que afetam a humanidade, manifestou.

Ele disse ainda que a atual crise econômica mundial cria dificuldades para que uma série de países assuma posições mais firmes. Arbix criticou a reticência de algumas lideranças mundiais em iniciar já “ações que são possíveis e que devem ser feitas hoje para tornar o futuro melhor”.

 

Edição: Aécio Amado