Socialistas saem na frente na pesquisa de boca de urna das eleições legislativas francesas

17/06/2012 - 17h41

Da Agência Lusa

Brasília – O Partido Socialista, do presidente François Hollande, deve ficar com a maioria absoluta das cadeiras na Assembleia Nacional da França, indicam as primeiras projeções dos resultados das eleições legislativas realizadas hoje (17). A votação terminou às 15h (horário de Brasília) e, segundo as projeções do Instituto Sofres, citadas pelo jornal francês Le Figaro, os socialistas ficarão com 322 vagas, o que lhes dará a primeira maioria absoluta desde 1981.

Essa maioria evitará que os socialistas dependam do apoio dos verdes, com os quais têm um acordo de governo, e também da esquerda radical.

Estimativas da agência noticiosa francesa AFP dão aos socialistas e aos dois pequenos partidos de esquerda entre 312 e 326 cadeiras, de um total de 577.

Os conservadores da União para um Movimento Popular, partido do ex-presidente Nicolas Sarkozy, terão de 212 a 234 lugares.

Conforme as projeções, a extrema direita da Frente Nacional, liderada por Marine Le Pen, vai entrar no Parlamento francês, obtendo entre um a quatro assentos. Ségolène Royal, ex-mulher de François Hollande, não conseguiu ser eleita deputada pelo Departamento de La Rochelle, segundo dados oficiais citados pela AFP.

Os 44,3 milhões de eleitores franceses foram novamente chamados às urnas depois de, na semana passada, terem dado a vitória aos partidos de esquerda, que, em conjunto, obtiveram 47% dos votos. Os partidos de direita ficaram com 34% e a extrema direita, com 13,6%.