Cubatão mostra na Rio+20 o seu exemplo de recuperação ambiental

15/06/2012 - 20h06

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Para mostrar que ainda pode ser considerada cidade símbolo de recuperação ambiental, a cidade de Cubatão, em São Paulo, está com um estande montado no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Ela recebeu o título da Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Rio92.

O espaço chamado de Cubatão+20 promove debates e exposições durante a conferência da ONU. O estande de 150 metros quadrados, tem um auditório para 100 pessoas, sala de convidados e espaço interativo. São esperados 8 mil visitantes por dia.

O secretário municipal de Comunicação Social de Cubatão, Fernando Alberto Henriques Junior, disse que o estando é uma forma de mostrar como a cidade mudou após a adoção de medidas ambientais. Segundo ele, o conceito de sustentabilidade é muito presente no município de Cubatão.

“Este é um grande momento de divulgar a cidade, que tem no mesmo local um polo industrial da importância do nosso, e, ao mesmo tempo, uma diversidade ambiental de mangues, Mata Atlântica e rios. Além do guará-vermelho, um dos nossos símbolos de recuperação ambiental”, ressaltou.

Considerado o maior polo petroquímico do país, Cubatão teve enorme expansão industrial durante a década de 1970. Já nos anos 1980, teve o seu auge de emissão de poluentes, carregando o estigma de “vale da morte e cidade mais poluída do mundo”. A partir de 1985, a administração municipal, aliada às indústrias e à comunidade, conseguiu reverter esse quadro, tornando o município referência em recuperação do meio ambiente.

 

Edição: Aécio Amado