Internação faz Lula adiar participação na Rio+20

14/06/2012 - 13h33

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A internação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem (13), para reavaliar as condições da laringe e retirar um cateter fez com que sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), prevista para o próximo sábado (16), fosse adiada.

Lula irá participar da Rio+20 na próxima quarta-feira (20), segundo o ministro da Secretaria-geral da Presidência, Gilberto Carvalho. “O médico recomendou um pouco de repouso e ele não vai à Rio+20 no sábado, como iria. Foi adiado para a próxima semana, para quarta. Não tenho falado com ele [o ex-presidente Lula] nos últimos dias, mas ele está bem”, disse Gilberto Carvalho.

No sábado, na Rio+20, o ex-presidente iria abrir a programação oficial da Arena Socioambiental com participação no painel sobre Erradicação da Pobreza e Desenvolvimento Sustentável. A Arena Socioambiental é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e irá apresentar as estratégias brasileiras de combate à pobreza e às desigualdades sociais no contexto do desenvolvimento sustentável.

Hoje (14), o ex-presidente Lula retira o cateter implantado para o tratamento contra o câncer na laringe a que foi submetido, de acordo com boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês. O tratamento, que envolveu quimioterapia e radioterapia, foi encerrado em fevereiro. Exames realizados em março confirmaram que o tumor na garganta, descoberto no final de outubro de 2011, havia desaparecido completamente.

Acompanhe a cobertura multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Rio+20.

 

Edição: Lílian Beraldo