Hemocentro de Brasília comemora Dia Mundial da Doação de Sangue com quadrilha e estoques em dia

14/06/2012 - 19h52

Da Agência Brasil

Brasília – A Fundação Hemocentro de Brasília comemorou hoje (14) o Dia Mundial do Doador de Sangue com dança de quadrilha e inauguração do serviço de transporte grátis. De acordo com a chefe do Núcleo de Captação do Hemocentro, Lauciene Montalvão, o banco de sangue mantém uma boa quantidade de doações.

“Atualmente, o Hemocentro está com 275 candidatos à doação por dia e esperamos chegar a 300. Para que o estoque esteja em boas condições, precisamos de 250 candidatos por dia”, disse Lauciene. No Distrito Federal, a média diária de candidatos chega a 220.

Para a técnica de enfermagem Rozalva Feltrin, a doação é um ato de ajuda ao próximo. “Cada amigo meu que eu encontro, eu faço um convite para doar sangue. É a terceira vez que venho. Mais uma doação e eu tiro a carteirinha [de doadora]”, disse ela com orgulho.

Para marcar a data, a Defesa Civil do Distrito Federal fez uma campanha para estimular os servidores públicos a doar sangue. Aproximadamente 60 pessoas participaram, segundo informou o subsecretário de Planejamento da Defesa Civil, Cristian Viana.

O Hemocentro de Brasília funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, sem intervalo. E, a partir desta semana, de hora em hora um ônibus sai da Rodoviária do Plano Piloto para levar os doadores ao hemocentro, de graça.

Edição: Vinicius Doria