Prefeitura do Rio libera táxis cadastrados para atuar no aeroporto do Galeão durante a Rio+20

12/06/2012 - 15h46

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A partir do primeiro minuto de amanhã (13) todos os táxis legalizados e cadastrados na prefeitura do Rio de Janeiro estarão liberados para pegar ou deixar passageiros nos terminais do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim/Galeão, na Ilha do Governandor, zona norte. O anúncio foi feito hoje (12) pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Segundo ele, a nova regra valerá até o encerramento da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), no dia 22 deste mês, e o objetivo é reduzir o tempo de espera dos passageiros.

“A Infraero [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] fez a licitação para duas cooperativas atuarem no Galeão, mas dado ao aumento do número de visitantes, elas não estão dando conta e a espera está excessivamente demorada”, afirmou, durante entrevista coletiva no Centro de Operações da Prefeitura, após reunião com o secretário-geral da ONU para a Rio + 20, Sha Zukang.

O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, acrescentou que atualmente 350 táxis são cadastrados pela Infraero, por meio de suas cooperativas, para atuar na região. Ao todo, há 33 mil permissionários na cidade. Sansão também informou que, para evitar a circulação de táxis ilegais, policiais militares contratados pela prefeitura, além de guardas municipais, operadores da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) e equipes da Secretaria de Transportes fiscalizarão o serviço 24 horas por dia.

Ele informou que os passageiros que flagrarem alguma irregularidade nos serviços prestados podem fazer denúncias por meio do número 1746 da prefeitura ou dirigir-se diretamente aos fiscais.

Ainda durante a coletiva, o prefeito do Rio destacou que novas alterações no esquema de trânsito na cidade para a próxima semana serão anunciadas amanhã (13). Segundo ele, mais da metade dos chefes de Estado e de Governo que virão ao Rio para o evento têm chegada prevista para a próxima terça-feira (19).

“É uma novidade que ficamos sabendo de ontem para hoje. O sucesso da conferência é de fato um transtorno para o dia a dia da cidade, mas é um transtorno bem-vindo porque o Rio passa a ser a capital do mundo, com mais de 130 chefes de Estado e de Governo, e isso não é trivial”, disse.

 

 

Edição: Lílian Beraldo