Europeus e iranianos se reúnem para discutir programa nuclear

12/06/2012 - 8h38

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As autoridades da União Europeia e do Irã se reúnem hoje (12) na tentativa de fechar um acordo sobre o conteúdo das discussões marcadas para 18 e 19 de junho em Moscou, na Rússia, sobre o programa nuclear iraniano. A iniciativa foi confirmada pela chefe da Diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, que disse ter conversado por telefone com o negociador iraniano, Said Jalili.

A conversa ocorreu às vésperas de uma reunião, na França, dos diretores políticos do grupo P5+1 (formado pela Alemanha, China, Rússia, França, o Reino Unido e a União Europeia) e do Irã. Nos últimos anos, os iranianos são alvo de uma série de sanções econômicas, comerciais, financeiras e militares em decorrência de suspeitas de irregularidades envolvendo o programa nuclear do país.

No entanto, as autoridades do Irã negam a produção de armas atômicas. Para o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e assessores, as suspeitas são motivadas por razões políticas. As autoridades do Irã reiteram que vão manter o desenvolvimento das pesquisas na área nuclear, que têm fins pacíficos.  

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto