Queda da inflação em maio garante política monetária mais flexível, diz Mantega

06/06/2012 - 13h13

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - A queda da inflação em maio dá ao governo um grau de liberdade para que o país tenha uma política monetária mais flexível, disse hoje (6) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. A inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e divulgada hoje, diminuiu e ficou em 0,36% em maio, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, no período dos últimos 12 meses, o índice acumula alta de 4,99%.

“O IPCA de 0,36% é muito bom. Significa que a inflação anualizada em 12 meses está abaixo de 5% . Portanto, está caindo em relação ao ano passado. Isso nos dá grau de liberdade para ter uma política monetária mais flexível, com redução de taxas de juros e aumento do crédito”, disse.

Ele lembrou que o aumento do crédito não é novidade e que esse movimento deverá continuar em junho, com redução das taxas de juros. De acordo com Mantega, as medidas que estimulam o consumo e o investimento apresentaram resultados positivos no mês passado.

“Isso [o efeito positivo na economia] vai continuar em junho e portanto teremos maio e junho com taxas de crescimento muito maiores do que em abril e do que no primeiro trimestre. Então, a economia já está em uma rota positiva, com crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e do produto industrial.”

O ministro destacou ainda o crescimento das vendas no setor automobilístico e rebateu as críticas sobre os estímulos anunciados recentemente pelo governo. Para ele, são iniciativas importantes uma vez que o setor cresceu menos no primeiro trimestre e tem um peso importantes no resultado do Produto Interno Bruto (PIB).  “Agora está crescendo e vai até mais do que outros setores. Estaremos reconstituindo o crescimento.”

 

 

Edição: Lílian Beraldo