Autorizada liberação de recursos para ações de defesa civil em Alagoas

05/06/2012 - 11h28

Christina Machado
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Integração Nacional autorizou a liberação de R$ 2,3 milhões para o estado de Alagoas. Os recursos serão empregados em ações de defesa civil, de acordo com portaria publicada hoje (5) no Diário Oficial da União.

Os recursos serão empregados principalmente nos serviços de abastecimento de água, entre eles a contratação de carros-pipa. De acordo com boletim da Defesa Civil de Alagoas, 33 municípios tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo federal em função da estiagem.

Tendo em vista a urgência na execução das obras, foi antecipada a liberação de R$ 592,1 mil. O repasse das demais parcelas está condicionado à apresentação de plano de trabalho pela área competente. O prazo de execução das obras e serviços é de um ano.

Os municípios alagoanos integram uma relação de aproximadamente 100 das regiões Norte e Nordeste afetados pela estiagem. No fim do mês passado, o Conselho Monetário Nacional autorizou a criação de uma linha especial de crédito de custeio agrícola e pecuário, no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com recursos dos fundos constitucionais de Financiamento do Nordeste, do Norte e do Centro-Oeste, aos municípios em situação de emergência ou estado de calamidade, reconhecidos pelo Ministério da Integração.

Edição: Graça Adjuto