CNA espera recuperação das perdas da safra somente em 2013

01/06/2012 - 19h37

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) informou hoje (1º) que os resultados negativos do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no primeiro trimestre do ano, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), podem ser amenizados pela perspectiva de bom desempenho na segunda safra de grãos, que começa a ser colhida este mês.

Apesar de acreditar em um resultado melhor, no restante do ano, do que a retração de 7,3% do PIB do setor, divulgada hoje, a CNA disse em nota técnica que as perdas da safra devem ser recuperadas apenas em 2013, impedindo a repetição do desempenho positivo registrado em 2011. “As perdas de safra somente poderão ser recuperadas no próximo ano e este é um dos fatores que contribui para a desaceleração em 2012”.

A entidade citou o exemplo da previsão para a segunda safra de milho, estimada em 30,1 milhões de toneladas, volume 40,5% maior do que o produzido na safrinha 2011.

A queda do PIB do setor agropecuário se deu, em grande parte, devido as perdas da produção de grãos e fibras, que têm a colheita iniciada no primeiro trimestre, causadas pela estiagem prolongada na Região Sul e o excesso de chuvas em outras regiões. A produção de soja, cultura mais afetada, caiu 11,5%, saindo de 75,3 milhões de toneladas colhidas na safra 2010/11 para 66,6 milhões de toneladas no ciclo atual.
 

Edição: Rivadavia Severo