Copom inicia quarta reunião do ano e mercado espera nova redução da Selic

29/05/2012 - 8h28

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) inicia hoje (29) à tarde a quarta reunião de 2012 com vistas a ajustar a taxa básica de juros (Selic), que está em 9% ao ano desde a última reunião do colegiado nos dias 17 e 18 de abril.

A Selic tem caído gradativamente em todas as reuniões do Copom, de agosto do ano passada para cá. A maioria dos analistas financeiros aposta em mais uma queda, de meio ponto percentual, a ser anunciada na noite de amanhã (30), quando terminar a segunda parte da reunião, que ocorre sempre em dois dias, com intervalo médio de 45 dias.

Essa é a expectativa da maioria dos analistas consultados pela última pesquisa Focus do BC, divulgada ontem (28). O professor da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), Rogério Mori, acha que além de a taxa cair para 8,5% nesta quarta-feira, “podem ser esperadas mais reduções” nas próximas reuniões do Copom.

A graduação da Selic é usada sempre sob a justificativa de controle da inflação. Mesmo com a projeção de inflação deste ano acima da meta de 4,5% (o boletim Focus aponta 5,17%), o professor da FGV destaca que o governo parece disposto a assimilar uma inflação acima da meta para evitar que a economia brasileira fique mais desaquecida.

Edição: Graça Adjuto