Remessas de lucros e dividendos de empresas ao exterior caem 43,9% de janeiro a abril

24/05/2012 - 14h42

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil


Brasília - As remessas de lucros e dividendos de empresas no Brasil para o exterior caíram 43,9% no primeiro quadrimestre deste ano, na comparação com igual período do ano passado. Segundo dados divulgados hoje (24) pelo Banco Central (BC), essas remessas ficaram em US$ 5,894 bilhões, de janeiro a abril deste ano, ante US$ 10,515 bilhões em igual período do ano passado.

Segundo o chefe adjunto do Departamento Econômico do BC, Fernando Rocha, esse resultado é afetado pelo dólar mais alto no país. Isso porque o investimento de estrangeiros no país é feito em reais, assim como o lucro. “Mas essa mesma quantidade de reais vai representar menos dólares [quando forem remetidos os lucros e dividendos para o exterior]”.

Outro fator que influencia esse resultado é a atividade econômica em ritmo mais lento. Com menor crescimento, também diminuem os lucros que podem ser enviados ao exterior. “Essa conta é afetada tanto pela atividade quanto pela taxa de câmbio”, explicou Rocha. Segundo ele, os números mostram tendência de redução dessas remessas.

Edição: Juliana Andrade