Vacinação contra gripe sazonal prossegue com baixa procura no Rio de Janeiro

17/05/2012 - 14h33

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A menos de dez dias para o fim da campanha nacional de vacinação contra a gripe, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro informou hoje (17) que apenas 29% da população fluminense foi imunizada. O índice é considerado pela secretaria muito baixo em relação à meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, fixada em 80%.

De acordo com superintendente estadual de Vigilância Epidemiológica e Ambiental de Saúde, Alexandre Chieppe, a baixa procura aos postos de vacinação até o momento deve-se ao costume da população de participar da campanha nos últimos dias, como aconteceu em anos anteriores. Chieppe disse que a vacina é extremamente segura, descartando a possibilidade de que o baixo interesse das pessoas possa estar ligado ao medo de reações após a aplicação do imunizante.  

Ainda de acordo com Alexandre Chieppe, seria importante que as pessoas procurassem os postos de vacinação o mais rápido possível, para evitar maiores transtornos. “Algumas pessoas podem ter uma síndrome febril, o que inviabiliza a vacinação. Como consequência, acabariam perdendo o prazo da campanha ou enfrentando filas”, destacou.

Segundo Chieppe, a escolha do outono como período da campanha de vacinação é estratégica por anteceder ao inverno. “A gente já está chegando na fase de maior incidência da influenza [gripe]. A temperatura está caindo e as pessoas ficam mais aglomeradas em ambientes fechados, o que é muito propício para a doença”, alertou.                  

A campanha nacional de vacinação contra gripe acontece até o dia 25 de maio. No Rio de Janeiro, a Secretaria de Saúde está disponibilizando mais de 4 mil pontos de imunização em todo o estado. O alvo da vacinação são idosos de 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, gestantes, indígenas e trabalhadores da área da saúde.  

Edição: Davi Oliveira