Força Nacional de Segurança vai acompanhar vacinação de gado em fazendas ocupadas por índios em MS

17/05/2012 - 20h44

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Força Nacional de Segurança e a Polícia Federal vão acompanhar a vacinação de gado contra febre aftosa nas fazendas ocupadas por índios na região oeste de Mato Grosso do Sul, anunciou hoje (17) o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, durante reunião com o governador do estado, André Puccinelli, e representantes do Ministério da Agricultura, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).

Segundo Puccinelli, o procurador federal Flávio Chiarelli, da Procuradoria Federal Especializada na Funai, disse que os índios assinaram um documento se comprometendo a permitir a entrada dos fazendeiros na área para fazer a vacinação. Ao todo, são 11 fazendas com um rebanho de aproximadamente 68 mil animais. O período de vacinação contra a febre aftosa na região teve início no dia 1º de maio e se estende até 15 de junho.

O governador disse que pediu a “atenção da União” para auxiliar na negociação com os “patrícios indígenas” após a vacinação, para que se estabeleça uma interlocução entre governo estadual e índios.

Na semana passada, índios das etnias Guarani-Kaiowá e Terena haviam bloqueado estradas no sul do estado.

Edição: Lana Cristina // Matéria alterada às 9h53 do dia 18/05/2012 para corrigir informação