Brasiliense já pode usar serviço de internet gratuito em três pontos de ônibus do Plano Piloto

15/05/2012 - 19h59

Da Agência Brasil

Brasília – A partir de hoje (15), os moradores de Brasília poderão acessar gratuitamente a internet em paradas de ônibus da cidade. O projeto, desenvolvido pelo Açougue Cultural T-Bone em parceria com a Fundação Banco do Brasil, colocou à disposição das pessoas computadores com tela sensível ao toque, além de internet wi-fi de 10 megabits de velocidade com alcance de 1 quilômetro, nas paradas de ônibus da 512 e 712 Norte e no Setor Bancário Sul, no Plano Piloto.

Natália Cristine Silva, que caminhava pelo local com o filho, parou para conhecer o terminal de internet chamado de Estação Cultural. “Esta é uma ação importante de cultura. Eu espero que as pessoas cuidem muito, porque elas sabem reclamar que não fazem [ações de valorização à cultura], mas estão fazendo, estão provando que é possível”, disse.

A estudante Graça Brito também manifestou sua preocupação com a conservação do equipamento. “É meio louca essa ideia, as pessoas quebram orelhões, placas, e esse terminal sem um segurança pode ser quebrado na primeira noite. Espero que as pessoas tenham consciência e preservem o equipamento”, declarou.

O taxista Carlos Souza, que observava atentamente o funcionamento dos computadores, falou à Agência Brasil sobre a importância desse tipo de medida que dá à população um instrumento de comunicação online sem qualquer custo. Ele também manifestou o seu receio quanto à preservação do equipamento. “Aqui [ no Setor Bancário Sul] o local no horário da noite é muito perigoso, é uma bagunça, tem caras que podem chegar aqui e jogar uma pedra ou um pedaço de madeira de propósito [e quebrar o computador]”.

Apesar das preocupações com a preservação do terminal online de acesso à internet, a maioria das pessoas aprovou a iniciativa. “Caso precise de alguma coisa, alguma referência, posso usar a estação. Isso vai facilitar bastante encontrar um endereço, ou ver o e-mail no celular”, ressaltou o estudante Denis Thiago. Ele aproveitou para sugerir melhorias nos equipamentos. “O teclado aparece muito pequeno, seria melhor se o aumentassem”.

A reportagem da Agência Brasil visitou esta tarde os três locais onde estão disponíveis computadores com acesso à rede mundial de computadores. Devido a um problema nos cabos de transmissão de energia da Companhia Elétrica de Brasília (CEB), apenas o terminal da 512 Norte não estava operando. Mas, de acordo com o Açougue Cultural, o problema deve ser resolvido até amanhã (16).

 

Edição: Aécio Amado