Liminar impede funcionamento de agências da Caixa neste sábado, em SP

12/05/2012 - 13h38

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – As 48 agências paulistas da Caixa Econômica Federal que iriam funcionar neste sábado (12) para dar informações sobre o corte da taxa de juros dos programas de crédito oferecidos pelo banco não vão poder dar expediente. Uma liminar concedida na noite de ontem (11) pela juíza do Trabalho Maria Eulália de Souza Pires impediu que as agências da Caixa instaladas na capital e nas cidades de Osasco, Cotia, Itapecerica da Serra, Embu, Barueri, Carapicuíba, Itapevi e Taboão da Serra abram suas portas hoje (12). Caso alguma dessas agências da Caixa descumpra a liminar, será aplicada multa diária de R$ 5 mil por empregado que estiver trabalhando hoje.

A ação civil pública foi movida pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e região, alegando que, pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), sábado não é dia de expediente bancário. O sindicato também alega que, pela Lei 4.178/62, o funcionamento das agências bancárias aos sábados só seria possível em caso de trabalho extraordinário, ou seja, por motivo de força maior.

“Fomos comunicados (desse fato) pela imprensa. Tentamos falar com a direção do banco, mas ela tomou uma decisão unilateral e se recusou a atender os representantes dos trabalhadores. Por isso tivemos de recorrer à Justiça para preservar o direito de descanso dos bancários”, disse Juvandia Moreira, presidenta do sindicato.

Procurada pela Agência Brasil, a assessoria de imprensa da Caixa, em São Paulo, informou que a tentativa da Caixa em derrubar essa liminar não obteve sucesso. Segundo a assessoria, a Caixa vai cumprir a decisão judicial em São Paulo.

Estava prevista a abertura de várias agências da Caixa neste sábado em todo o Brasil. Segundo o sindicato de São Paulo, sindicatos do Espírito Santo, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também do interior paulista conseguiram liminares para impedir o funcionamento das agências do banco neste sábado.

Edição: Fábio Massalli