Dos cinco acusados da morte de Celso Daniel, apenas três são julgados

10/05/2012 - 13h25

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

Itapecerica da Serra (SP) – Ficou para o dia 16 de agosto o julgamento de dois dos cinco acusados da morte do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, que iriam a júri hoje (10) no Fórum Central de Itapecerica da Serra. Os advogados dos réus deixaram o plenário depois de o juiz negar o pedido de que eles fossem julgados separadamente.

Com isso, o julgamento dos demais réus começou com duas horas de atraso, às 11h30. Os advogados de Elcyd Oliveira Brito, o John, e de Itamar Messias Silva dos Santos alegaram que não teriam tempo suficiente para a defesa de seus clientes, pois cada um teria apenas meia hora para a explanação. Na sessão do dia 16, ficou definido que cada advogado terá uma hora e 25 minutos para a defesa.

Todas as testemunhas de defesa foram dispensadas, e o julgamento começou direto na fase do interrogatório. Os sete integrantes do júri popular foram escolhidos entre 25 pessoas. São quatro homens e três mulheres. A previsão inicial é a de que julgamento demore dois dias.

O ex-prefeito de Santo André foi assassinado depois de ser sequestrado quando saía de um restaurante na zona sul da capital paulista em janeiro de 2002. Seu corpo foi encontrado dois dias depois na Estrada das Cachoeiras, em Juquitiba, cidade vizinha de Itapecerica da Serra. O caso já foi reaberto pela Justiça duas vezes. O Ministério Público sustenta que o crime teve motivações políticas.

Edição: Talita Cavalcante e Juliana Andrade