Interpol faz alerta internacional para capturar ex-vice-presidente do Iraque

08/05/2012 - 9h35

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O comando da Interpol, organização policial internacional que atua em 188 países, cumpre hoje (8) o mandado de prisão contra o ex-vice-presidente do Iraque Tarek Al Hachemi. O mandado foi expedido pela Justiça iraniana a pedido do governo que o acusa de financiar ataques terroristas no país. O secretário-geral da Interpol, Ronald K. Noble, disse que o objetivo do alerta é impedir que Hachemi circule e ultrapasse fronteiras.

A Interpol, cuja sede é em Lyon, na França, emitiu o chamado alerta vermelho e pediu ajuda de todos os países para localizar e prender Hachemi. A suspeita é que o ex-vice-presidente iraquiano tenha fugido, desde dezembro de 2011, para a Turquia.

[O pedido do governo do Iraque] demonstra o compromisso das autoridades iraquianas em trabalhar com as forças da polícia mundiais, por meio da Interpol, para interpelar indivíduos acusados de crimes graves”, disse Noble.

Hachemi será julgado à revelia no Iraque devido às denúncias de assassinatos, na quinta-feira (10). Em Istambul, na Turquia, Hachemi disse que sentia “uma grande falta de confiança na Justiça” iraquiana e justificou sua fuga, alegando que a sua vida estava “em perigo” em Bagdá, capital iraquiana.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante