Governo do DF vai investigar possíveis escutas ilegais

08/05/2012 - 21h02

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

O líder do PT na Câmara Legislativa, deputado Chico Vigilante, informou hoje (8) que o governador Agnelo Queiroz deverá criar nos próximos dias um grupo de trabalho para investigar possíveis escutas ilegais feitas por "arapongas".

Segundo o deputado, o grupo deverá ser composto por integrantes da Polícia Civil do DF. “Há uma decisão do governador de criar um grupo de delegados da Polícia Civil, sob a coordenação do diretor da Polícia Civil, para investigar a arapongagem do Distrito Federal”, anunciou.

Contudo, o deputado não informou quando o governador irá criar esse grupo.

Ontem (7) a Câmara Legislativa recebeu os nomes para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito da Arapongagem, que vai investigar denúncias de escutas ilegais supostamente feitas pela Casa Militar do DF. Os cinco membros da comissão [Chico Vigilante (PT), Luzia de Paula (PPS), Celina Leão (PSD), Siqueira Campos (PSC) e Cristiano Araújo (PTB)] terão agora que decidir quem será o relator e o presidente da Comissão, que terá 180 dias para concluir os trabalhos.

A comissão foi criada no dia 24 de abril, mas correu o risco de não sair do papel por causa de resistências da base do governo. O PT orientou a bancada a não assinar o requerimento de criação. Segundo deputados do partido, a comissão pode gerar desgaste ainda maior para o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. O único distrital, entre os cinco do PT, que assinou o requerimento de criação da CPI foi o presidente da Casa, Patrício.

Segundo informações divulgadas na imprensa, assessores do governador do DF apareceram em conversas gravadas pela Polícia Federal com pessoas ligadas à construtora Delta, que tem contrato para recolhimento do lixo no DF.

A empresa Delta é acusada de ter ligações com o empresário suspeito de comandar esquema de jogos ilegais, Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, que está no Presídio da Papuda, em Brasília.

Edição: Fábio Massalli//Matéria alterada para correção de informação. O título também foi alterado.