Aneel determina redução de tarifa para concessionária do interior de São Paulo

08/05/2012 - 15h44

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o índice final da terceira revisão tarifária periódica da Empresa de Distribuição de Energia Vale Paranapanema (Edevp), que ficou em -2,43% para as residências e em -3,37% para as indústrias. A mudança na tarifa ocorre a partir da próxima quinta-feira (10) para os 154.836 consumidores em 27 municípios do estado de São Paulo.

Na revisão da concessionária, foram aplicadas as metodologias aprovadas em novembro do ano passado para o 3º ciclo de revisões tarifárias.

A agência reguladora aprovou também os índices para a revisão tarifária das concessionárias Companhia Nacional de Energia Elétrica (CNEE), Empresa Elétrica Bragantina (EEB) e Caiuá Distribuição, mas essas empresas não poderão reajustar as tarifas porque estão inadimplentes com o pagamento de encargos do setor.

A revisão das tarifas é feita, em média, a cada quatro anos, de acordo com o contrato de concessão de cada empresa. A revisão tem como objetivo readequar as tarifas de acordo com os ganhos de eficiência e produtividade que as distribuidora tiveram no período. Quando a distribuidora passa pelo processo de revisão tarifária, não se aplica o reajuste anual previsto nos contratos.

Edição: Vinicius Doria