Transporte público em São Paulo terá operação especial para Virada Cultural

05/05/2012 - 18h39

Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A partir das 18h de hoje (5), metrôs, trens e ônibus de São Paulo terão um esquema especial para facilitar o deslocamento aos 114 locais onde ocorre a 8ª Virada Cultural. A programação do evento se estende até as 18h de amanhã (6), com mais de 900 atrações. Para a operação de transporte público, foi definido que as estações de metrô e trem funcionarão ininterruptamente e foi criada uma linha de ônibus especial.

A linha de ônibus 2001/10 ligará o Terminal Amaral Gurgel ao do Parque Dom Pedro II, atendendo também aos terminais Bandeira e Princesa Isabel. A linha funcionará até as 20h deste domingo. O intervalo médio para saída dos ônibus é 20 minutos. Além dessa linha exclusiva para o evento, 72 irão operar durante a madrugada, fazendo o transporte entre o centro e diversos pontos da capital, especialmente as estações de metrô.

Para acessar o transporte ferroviário, o metrô e a Companhia Paulista de Trem Metropolitanos (CPTM) recomendam a compra antecipada dos bilhetes. Durante a madrugada, estarão funcionando os guichês para venda de bilhete eletrônico nas estações Sé, Anhangabaú, República, Santa Cecília, São Bento e Luz. Além disso, eles poderão ser comprados nas máquinas de autoatendimento até as 4h40min de domingo. A venda de bilhetes unitários vai funcionar normalmente.

O transporte público, no entanto, não servirá somente ao deslocamento da população. Também haverá programação cultural para quem embarcar na Linha 2 Verde, que liga a Vila Prudente à Vila Madalena. O Trem da Virada irá partir hoje às 23h da Estação Vila Madalena com apresentações do grupo de dança Gestos Sonoros e da bailarina Andréa Barbour. A partir da meia-noite, a programação fica sob o comando dos DJs Eduardo Namztin, Henrique Bueno e Ronnie Chvaicer.

A operação de transporte público, assim como a movimentação de quem optar por utilizar o carro, será acompanhada por um esquema especial da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). As primeiras ações de monitoramento do trânsito começaram na noite da última terça-feira (1º), quando começou a montagem dos palcos, e segue até o dia 7, com a desmontagem das estruturas.

As ruas em que foram feitos desvios, assim como a programação geral da Virada Cultural, estão disponíveis no endereço eletrônico www.viradacultural.org.

Edição: Juliana Andrade