Unidades de atendimento da embaixada americana para pedido de visto serão inauguradas na próxima segunda

03/05/2012 - 19h08

Luciene Cruz
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O governo dos Estados Unidos se rendeu ao turista brasileiro e quer atrair cada vez mais viajantes ao país. Com isso, vai agilizar a emissão de vistos a brasileiros com uma nova estrutura dedicada à solicitação do documento. Na próxima segunda-feira (7), a embaixada norte-americana inaugura o primeiro Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, em Brasília. Com a nova unidade, a expectativa é dobrar a capacidade diária de atendimento.

Em Brasília, a capacidade atual máxima é 1.200 entrevistas por dia. Com a nova unidade, espera-se chegar a 2.500 atendimentos diários. No novo local, os solicitantes vão entregar os documentos e ter as digitais coletadas pelo sistema de informação biométrica. Brasileiros com visto norte-americano vencido há menos de 48 meses, menores de 15 anos e maiores de 66 anos estão isentos da entrevista.

Quem solicitar o visto pela primeira vez, com idade entre 16 e 65 anos, obrigatoriamente, vai passar pela entrevista, que ocorrerá na Embaixada dos Estados Unidos. Após a entrega dos documentos no centro de atendimento, já é possível agendar a entrevista.

Segundo o vice-cônsul da Embaixada dos Estados Unidos, James Dowd, os novos postos de atendimento objetivam atender ao aumento da demanda nos pedidos brasileiros. “Queríamos atender mais pessoas, mas não tínhamos espaço. Agora, a estimativa é aumentar bastante a capacidade de atendimento”, explicou.

Em Brasília, o tempo de espera deve ser inferior a uma semana. Outras unidades também serão inauguradas em Recife, Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em São Paulo, na próxima segunda-feira. Na capital paulista, onde está a maior demanda, haverá dois centros de atendimento para que o pedido de solicitação de visto não ultrapasse 30 dias.

Dowd destacou também que a ida de brasileiros aos Estados Unidos tem ajudado a economia norte-americana. Segundo dados da embaixada, cada 65 vistos brasileiros autorizados equivalem a um emprego no país.

De janeiro a abril deste ano, 400.148 brasileiros obtiveram o visto para viajar aos Estados Unidos. Só em abril, 103.511 vistos foram processados. O número é 51% maior que o apurado no mesmo período de 2011. A média de solicitantes por dia foi 5.256. No ano passado, foram concedidos 945 mil vistos a brasileiros. Desde o dia 30 de abril, o valor da solicitação é US$ 160, o que equivale a R$ 306,29, pelo câmbio de ontem (2), segundo a tabela de conversão do Banco Central.

Edição: Lana Cristina