Professores grevistas do DF desocupam Palácio do Buriti após retomada das negociações

27/04/2012 - 17h13

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O grupo de professores em greve que ocupava desde ontem (26) o sexto andar do anexo do Palácio do Buriti deixou o local no início da tarde de hoje (27). A saída ocorreu depois que a bancada de parlamentares do Distrito Federal no Congresso Nacional intermediou a reabertura das negociações com o governo distrital, que tinham sido suspensas.

O Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) e os representantes do governo se reúnem na tarde de hoje para tentar mais um acordo e por fim à greve que já dura quase dois meses.

“Nós avaliamos em assembleia que ia ser um desgaste muito grande para os companheiros que estavam no prédio continuarem lá”, explicou o membro da diretoria do Sinpro, Cleber Soares. A próxima assembleia da categoria está marcada para terça-feira (2).

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) declarou, na sexta-feira da semana passada (20), que a greve dos professores é ilegal. A Justiça determinou o retorno de pelo menos 80% dos professores para as salas de aula. A categoria, ainda assim, decidiu manter a paralisação.

Os professores em greve pedem o cumprimento de um acordo firmado em 2011 com o governador, Agnelo Queiroz, que prevê a equiparação da média salarial dos docentes à de outras carreiras de nível superior do governo do Distrito Federal (GDF), a contratação de profissionais aprovados no último concurso e a implantação de um plano de saúde.
 

Edição: Carolina Sarres